Nutritiva e multifuncional – Conheça os benefícios da banana

Ouro, nanica, prata, caturra, maçã. Comum no hábito alimentar da maioria das pessoas, a banana é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Nutritiva e prática para o consumo, a lista de benefícios para a saúde é imensa: rica em fibras, potássio, magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B; contém boa quantidade de triptofano, um aminoácido fundamental para as funções cerebrais.


A fruta é indicada como alimento para evitar cãibra, para quem faz uso de diuréticos, para ajudar no emagrecimento e é perfeita para consumo antes de atividades físicas. Também é indicada no combate à depressão e baixo humor, pois auxilia no aumento da produção da serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar e prazer.


A banana pode ser consumida logo no café da manhã, ajudando a começar bem o dia ao contribuir com a melhora do humor. Misturá-la com chia ou linhaça batidos com leite é uma ótima opção.


A fruta também é indicada para quem não abre mão das atividades físicas, mas sofre com cãibras – devendo ser consumida antes do treino. Para estes casos, a quantidade da fruta deve ser prescrita por nutricionista, pois o consumo em excesso pode refletir no desempenho da atividade física.


Quando verde, a banana possui maior concentração de amido resistente, considerado um carboidrato de baixo índice glicêmico que atua positivamente na liberação de glicose sanguínea sem gerar picos, mantendo os níveis glicêmicos mais controlados através de uma menor liberação de insulina. Esse controle beneficia praticantes de atividades físicas e diabéticos. Mas a fruta tem que estar ainda verde, pois quando madura o amido se transforma em frutose e não apresenta o mesmo benefício.


É possível também apreciá-la como biomassa ou como farinha. Para ser ingerida como biomassa, a banana verde deve ser cozida. Já na forma de farinha, pode ser adquirida pronta, em locais de boa procedência. Em ambas as formas, há o benefício para o emagrecimento e para o humor. A biomassa pode ser usada como substituto em preparações que usam o creme de leite; a farinha pode ser adicionada em vitaminas, sucos e iogurtes, deixando-os mais nutritivos.


Outro ponto forte da banana é que, por possuir amido, ela promove o aumento da saciedade, reequilibra a microbiota intestinal, auxilia na manutenção da integridade da mucosa intestinal e na redução de sua produção de colesterol pelo fígado.

Fonte:
Dra. Sueleen Rodrigues – Nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças

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