Fibras, ajudam na prevenção e tratamento de doenças.

Provenientes dos alimentos vegetais, as fibras são polissacarídeos não hidrolizados no trato gastrointestinal. Desempenham importante função no organismo, atuando na prevenção e tratamento de várias doenças e contribuindo para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Podemos classificá-las em dois tipos:

– Fibras solúveis, que atuam retardando o esvaziamento gástrico e o tempo de trânsito intestinal, auxiliam na redução da absorção da glicose pelo corpo e diminuem o mau colesterol. Além disso, previnem o câncer de cólon e reto.

– Fibras insolúveis, que não se dissolvem em meio aquoso, aumentando o bolo fecal e acelerando o tempo de trânsito intestinal pela absorção de água. São muito importantes no tratamento da constipação intestinal e na prevenção de hemorroida e diverticulite.

Diversos alimentos nos fornecem fibra, dentre eles, podemos citar as folhas verdes em geral, frutas, aveia, farelo de trigo, semente de linhaça, chia, feijão, milho verde, ameixa preta. Isso demonstra que não é difícil de atingir as recomendações diárias de ingestão desse nutriente. Basta ter uma alimentação colorida, variada e saudável.

Além dos benefícios citados anteriormente, o consumo adequado de fibras ainda atua no controle da glicemia; estimula a mastigação, a salivação e a produção de suco gástrico; auxilia no emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade; e age povoando o intestino com bactérias benéficas ao seu funcionamento.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a recomendação diária para obter todos esses benefícios, principalmente na prevenção do câncer, é de 20 a 35g por dia, de fibras solúveis e insolúveis. Devo ressaltar que é de extrema importância a ingestão adequada de água, para usufruir de todos esses benefícios.

Portanto, consulte um nutricionista para auxiliar na inserção de novos hábitos alimentares, beba mais água e faça atividade física. Você verá a mudança a curto prazo.

Agora que você já sabe da importância das fibras para o corpo, aumente seu consumo! 

Aline Marchezini – CRN8596

Deixe um comentário