Coma bem para dormir melhor

É fato que alimentos saudáveis ajudam a promover a sensação de bem-estar e protegem contra doenças infecciosas. Mas o que você talvez não saiba é que escolhas inteligentes nas refeições do fim do dia podem fazer a diferença também para uma boa noite de sono, período em que a digestão é mais lenta.

O ideal é fazer um prato leve e balanceado pelo menos duas horas antes de dormir. A nutricionista Simone Rocha Santos, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região (sede em Brasília), observa que muitos brasileiros perderam o hábito de jantar. Porém, isso não pode servir como desculpa para comer qualquer coisa. “Muitas vezes, os lanches têm mais calorias do que os pratos tradicionais, além de serem menos nutritivos.”

Entre os nutrientes mais presentes nos chamados “cardápios rápidos” está carboidrato (comum em pães e massas), que possui uma quantidade de glicose que dificulta a digestão. Ele exige mais trabalho do organismo na conversão do alimento em compostos menores, que serão absorvidos pelo corpo.

Um copo de leite quente é uma boa pedida. A bebida é rica em triptofano, aminoácido que ajuda a formar os neurotransmissores que favorecem o sono. Quem prefere Leite de Soja Original também pode aquecê-lo para tomar antes de dormir.

“Tem gente que fala que não come carboidrato para não engordar, mas exagera na proteína com salada (que contém poucos triptofanos). A recomendação é combinar um prato maior de salada com um menor contendo arroz, feijão e carne ou frango, ou um prato menor de salada com uma sopa horas antes de dormir”, acrescenta Simone. Para as sopas, uma dica é optar pelos sabores mais são leves e não pesam no estômago na hora de relaxar.

E você? Prefere uma refeição mais completa na hora de dormir ou só um lanchinho?

Fonte: Portal Vital – http://www.portalvital.com/saude/alimentacao-saudavel/coma-bem-para-dormir-melhor

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