Café da manhã: uma refeição indispensável

Não fique sem ele.

Sabe por que dizem que o café da manhã é a principal refeição do dia? Segundo especialistas, é por meio da ingestão desses alimentos que nosso corpo repõe os níveis de glicose – principal fonte de energia para o cérebro e para os músculos – depois do longo período de jejum enquanto dormimos.

Por isso, a nutricionista Mariana Lopes Pagnani, pós-graduada em alimentos funcionais, fitoterapia e suplementação, de São Paulo, dá algumas dicas do que deve ser ingerido nessa hora do dia:

  • Uma porção de proteína, através da ingestão de leite, queijo ou iogurte;
  • Carboidratos – duas fatias de pão ou três torradas ou, ainda, duas colheres de sopa de cereais, como aveia e granola;
  • Vitaminas e minerais, inseridas em uma porção de sucos ou uma fruta.

“O café da manhã é uma refeição insubstituível e jamais deve ser pulada, independentemente do horário que você dispõe para fazer esta refeição”, ressalta. Isso porque, após um longo período em jejum, o corpo precisa repor energia para que não haja a queima desnecessária de reservas

Algumas substituições como: pão francês por pão integral, que garante melhor ingestão de fibras;  e leite integral pelo leite de soja, que possui a mesma quantidade de cálcio e pode ser aquecido; são bem-vindas.

Mas, e se não sente fome pela manhã? Então é hora de analisar seus hábitos alimentares, pois você pode estar comendo de forma errada. Normalmente, quem repudia o café da manhã é porque comeu muito no período da noite e, conseqüentemente, exigiu tempo extra do corpo para fazer a digestão. Por este motivo, muitas vezes, a pessoa não tem fome nas primeiras horas do dia.

Antes de dormir, a nutricionista indica consumir alimentos leves – como sopas, proteínas e saladas. Evite o consumo de carboidratos nessa hora do dia. E, se possível, jante pelo menos duas horas antes de deitar-se. Dessa forma, o corpo precisará de energia ao acordar e o metabolismo passará a funcionar como deve.

E não se esqueça: é importante criar uma rotina alimentar. Muitas pessoas pulam esta primeira refeição do dia por falta de costume. O ideal é que você tenha um tempo para comer corretamente. “Criando esses costumes, você tende a viver de forma mais saudável por muito mais tempo”, conclui a nutricionista.

Fonte: Portal Vital – http://www.portalvital.com/saude/alimentacao-saudavel/cafe-da-manha-uma-refeicao-indispensavel

Deixe um comentário